quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Não Confio em Gente que Não Lê #26 - Adulterado

To pra ler esse livro há pelo menos uns dois anos, pensando "putz, queria muito comprar 'Adulterado'!", mas foi só quando falei pra minha irmã que eu precisava ler um livro de crônicas pro Desafio Literário do Tigre que eu descobri que ela já tinha o livro e eu só precisava encontrá-lo na estante de casa.

Pra você que não leu Capricho entre 2002 e 2009, Antônio Prata foi cronista da revista nesse período inundando páginas com a sua sabedoria quase-adulta. 'Adulterado' reúne muitos dos textos que foram publicados pela Capricho nesses anos. Em casa, quem realmente assinava a revista e tinha uma caso de amor especial com os textos do Antonio era a minha irmã, mas eu também fui extremamente afetada por eles e percebi isso enquanto lia o livro e pensava "eu lembro dessa crônica!!!!". Algumas frases que eu cito até hoje eram desses textos que ficaram gravados no meu subconsciente.


Sorte das sortes peguei pra ler o livro com a mesma idade que o Antonio tinha quando começou a escrever para a Capricho (23 anos) e não tenho nem palavras pra expressar o tamanho da minha identificação com o primeiro texto do livro no qual ele fala que nessa idade que a gente não ta nem lá e nem cá, com a certeza de que a adolescência passou, mas meio indeciso sobre essa história de vida adulta.

As crônicas abordam temas que vão desde "dormir é bom" até masturbação feminina. Fico me perguntando quanto dos valores que eu tenho hoje não me foram introduzidos através desses textos. Lá em 2005, o Antonio Prata "já" falava sobre feminismo, racismo e fazia toda aquela renca de leitoras questionarem os padrões que aprendemos, como "o que significa evolução da humanidade?", "eu tenho mesmo que me adequar a esse tipo de beleza que estão me mostrando?", "o que é ser adulto?" e mais uma porrada de questões.


Apesar de alguns textos carregarem mensagens de peso, a leitura é extremamente leve e é lindo ver como os temas vão ficando mais complexos da metade pro final do livro. Com o virar das páginas, da pra sentir a certeza de que a vida adulta chegou. E tudo bem porque é assim mesmo que vai ser pra todo mundo.

Levo os textos dele no meu coraçãozinho há bastante tempo e foi uma delícia lembrar o porque. Em qualquer idade as palavras que estão em 'Adulterado' serão bem-vindas.

No Desafio Literário do Tigre, 'Adulterado' se encaixa na categoria 'Livro de Crônicas'.
Você pode comprar 'Adulterado', clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Google+