quinta-feira, 23 de abril de 2015

Não Confio em Gente que Não Lê #20 - A Escolha

Há tempos que uma série de livros não me conquistava tanto quanto 'A Seleção' fez. E, enfim, eu cheguei ao fim da série com o terceiro volume, 'A Escolha'. Quando comecei a ler achei que a seleção de fato, a competição entre as candidatas à princesa, aconteceria somente no primeiro livro e quando vi que na verdade ela se desenrolava ao longo de toda a trilogia achei que a coisa seria arrastada e cheia de detalhes desnecessários, mas, novamente, eu estava errada! Foi graças a evolução da trama e dos personagens que a história acabou fazendo extremo sentido e tomou todo o espaço do meu coraçãozinho.

Atenção: esse post contém spoilers sobre os dois primeiros livros da série!!!



No terceiro e último livro da série (ainda tem dois livros extras e um quarto volume com o começo de uma nova história, mas a série principal acaba aqui), America consegue finalmente se decidir entre Maxon e Aspen e tem que lidar com a pressão de um rei manipulador que deixou bem claro que não a queria mais na competição por a achar impulsiva e pelo fato de suas palavras e atos terem incitado a dúvida na população quanto as regras vigentes, regras essas, que resumem o poder do rei Clarkson e deixam a nação sob seu controle e desejos.

De repente, uma série que parecia ser sobre romance e vestidos bonitos, levantou temas como a tirania de um governo não democrático, a injustiça da divisão da sociedade em castas e o poder e a importância de um líder que encoraje a população a lutar pelos seus direitos e por melhores condições de vida. Os vestidos e o romance estão lá, extremamente presentes e ainda são sim uma enorme parte da história, provavelmente a principal e mais aparente, mas Kiera Cass não esqueceu em nenhum segundo qual é o verdadeiro papel de uma família real e as responsabilidades de um cargo como governante, como uma princesa. E, aliás, que valores maravilhoso ela conseguiu passar!


Amei os dois primeiros livros, mas o terceiro me deixou emocionada em vários momentos. Foi na metade dele que eu decidi que teria que terminar de lê-lo quietinha em casa pra poder dar aquela choradinha de final de série sem ninguém me julgando. A America é uma personagem sensacional! Ela é corajosa de um jeito extremamente humano, o medo dela está sempre presente, mas mesmo assim ela encontra maneiras de desafiar as regras e fazer o que acredita que é certo.

As meninas que ainda continuam na elite ficam extremamente próximas e não da pra terminar o livro não amando todas elas e a amizade que elas criaram! E amigos... que final! Achei extremamente corajosa a maneira como a Kiera apresenta o clímax do livro, eu praticamente parei de respirar por um capítulo inteiro. Só achei o final mesmo, o encerramento da história, um pouco apressado, mas estou feliz demais por ter dado uma chance a série e agora ter mais essa história linda comigo no coração.


Você pode comprar 'A Escolha', clicando aqui. E pra comprar a série completa de uma vez só, clique aqui.
No Desafio Literário do Tigre, 'A Escolha' se encaixa na categoria "Livro com a Capa Linda" (sou apaixonada pelas capas e tenho vontade de comprar a trilogia física só pra ter os livros embelezando a minha estante).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Google+