sexta-feira, 17 de abril de 2015

Mixtape Pequena Schall #23 Abril/2015 - Música e Protesto

Se tem algo que me da orgulho na história do Brasil é o período da tropicália e dos festivais de MPB da Record. A galera da música daquela época encontrou maneiras de se infiltrar nas brechas do poder totalitário dos militares e passar a sua mensagem, fosse ela de amor a pátria ou insatisfação com a ditadura através de letras atemporais. Quem montou a mixtape foi a Senhora Schall, minha mãe, que viveu a época dos festivais e sempre amou MPB. Foi uma delícia quando pedi pra ela pensar nas músicas e nós começamos a conversar sobre o movimento, os músicos e as histórias que ela tinha pra contar da época. <3

Era pra essa mixtape ter ido pro ar antes das eleições do ano passado junto com esse link do maravilhoso Café Brasil 415 sobre a importância do voto, mas por falta de tempo, não consegui terminar o post e eu estou desde então com essa mixtape pronta só aguardando uma boa oportunidade pra colocá-la no ar. Eis que as pessoas voltaram às ruas pra expressar a insatisfação com o nosso governo e acho que essas músicas tem poder pra inspirar as manifestações, além de lembrar o absurdo que é um ser humano pedir por intervenção militar, sendo que o brasileiro já lutou muito pelo fim da ditadura. Seria, no mínimo, desonra a uma luta que durou tanto tempo e foi tão sofrida.

Mas enfim, da o play nessa mixtape e me diz depois se eu consegui colocar um pouco de inspiração e esperança nesse coração.


01. Ponteio - Edu Lobo
02. Disparada - Jair Rodrigues
03. Roda Viva - MPB4
04. Domingo no Parque - Gilberto Gil e Mutantes
05. BR3 - Toni Tornado
06. Alegria, Alegria - Caetano Veloso
07. A Banda - Chico Buarque
08. Pra Não Dizer que Não Falei Das Flores - Geraldo Vandré
09. Fio Maravilha - Maria Alcina
10. Aquele Abraço - Elis Regina

Aproveitando o momento aqui tem um podcast sobre porque o pedido pela volta da ditadura militar é um desejo descabido e quais são os desafios da democracia e aqui tem outro sobre os protestos mais recentes. Ambos são programas do Mamilos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Google+