quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Não Confio em Gente que Não Lê #14 - À Caça de Harry Winston


Um dos motivos pelos quais eu amo ler chick-lit (chick literature = literatura pra mulherzinha), é o fato de, de repente, os meus pensamentos começarem a se estruturar como diálogos de uma comédia romântica. E, cá pra nós, enxergar a sua vida como uma comédia romântica deixa as coisas muito mais fáceis, tipo: acordei atrasada e no caminho entre a casa e o trabalho começou a chover e eu deixei o guarda-chuva fechadinho perto da porta de saída do meu apartamento. Aí eu chego toda ensopada no trabalho e de repente surge uma reunião importantíssima com o melhor cliente da agência e eu to naquele estado de miséria.

Normalmente eu me acharia a pessoa mais imprestável do mundo, mas olhando pra vida sob o ângulo da comédia romântica eu poderia pensar que naquela reunião teria um funcionário novo do cliente que ia achar fofíssima a minha situação deplorável e me convidaria pra um café mais tarde. As coisas não funcionam assim, mas é mais agradável esperar por coisas boas a partir de situações chatas do cotidiano. Mas chega de conversa mole e vamos pro livro...


'À Caça de Harry Winston' da Lauren Weisberger, conta a saga de três melhores amigas que estão em busca de mudanças. Emmy é uma chef de cozinha que acabou de terminar um namoro de cinco anos, Adriana é uma moledo brasileira da alta sociedade sustentada pelos pais e Leigh é uma editora em ascensão e tem o namorado que todo mundo quer, menos ela.

A história começa quando o namorado de Emmy a troca por uma líder de torcida e Adriana desafia a amiga a ter casos sem compromisso. Então Emmy desafia Adriana a encontrar um namorado e permanecer em uma relação monógama. Leigh é desafiada pelas outras duas a decidir o que mudar em sua vida pra poder participar da brincadeira.

Já vou logo avisando que o livro não é nenhum 'O Diabo Veste Prada' nem 'Todo Mundo que Vale a Pena Conhecer' (outros dois títulos da mesma autora que eu já li e amei), mas ainda assim é uma leitura ótima.


Eu fiquei bastante incomodada com o comportamento da Adriana por vários motivos. Tudo o que a personagem faz é pra atrair homens; o jeito que ela sorri, o tom de voz que ela usa, a maneira como ela ajeita o cabelo e coloca açúcar no café. Tudo! Não consigo (e nem gosto) de imaginar que um ser humano real haja desse jeito, prestando atenção em todos os seus movimentos porque, vai que tem um gatinho te observando da janela de um prédio né? E também não gostei de como a autora ligou esse comportamento dela ao fato de ela ser brasileira e, portanto, dominar a arte da sedução. Coitadinha da Lauren se ela me conhecesse e eu quebrasse o encanto da "brasileira sensual, de pele morena, segura de si e pegadora".



Tirando isso, que na verdade foi um ponto bastante importante pra mim, eu gostei de todo o resto. As outras duas personagens me pareceram muito reais, muito humanas. É claro que esse livro tem um tom de humor e se uma pessoa real passasse pelo o que elas passaram provavelmente não levaria tão na boa, mas eu consegui me identificar com quase todas as reações delas e entender como elas pensam. O desenvolvimento dos fatos é muito conciso (fora algumas improbabilidades que passam despercebidas pelo fato de ser quase uma comédia romântica) e a passagem de tempo é perceptível e deixou o livro mais leve e dinâmico.


E tudo o que me irritou sobre a Adriana do começo à metade do livro, foi melhorando pro final dele. Aliás o final, que é uma ótima mistura de realidade e improbabilidades, compensou tudo! Amei a sensação de que as vezes é preciso se deixar levar pela confusão e desordem que a vida te oferece, pra encontrar o que você realmente quer e uma nova e melhor organização. Se chick-lit é a sua praia, grandes chances de você também curtir esse livro.

Você pode comprar 'À Caça de Harry Winston' clicando aqui.
No Desafio Literário do Tigre, "À Caça de Harry Winston" se encaixa na categoria "Livro da Sua Fila de Leitura".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Google+