segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Não Confio em Gente que Não Lê #13 - O Sangue do Olimpo

Antes de mais nada queria dizer que acho magnífico que o Rick Riordan tem a mesma dificuldade que nós, pra desapegar dos seus personagens. O cara escreveu a série de 'Percy Jackson e os Olimpianos', que já teve seu final, mas aí começou 'Os Heróis do Olimpo' na qual estão presentes o próprio Percy e a Annabeth além de quase toda a galera do Acampamento Meio-Sangue. E não pense que eles aparecem como coadjuvantes não. Os dois não dominam a história o tempo todo, mas estão no "elenco principal" com novos semideuses gregos e romanos. Ouvi boatos sobre uma nova série de livros unindo a galera grega, romana e egípcia (de 'As Crônicas de Kane') e eu não duvido nada que isso possa realmente acontecer.

Esse post contém spoilers dos livros anteriores!!


'O Sangue do Olimpo' é o livro que encerra a série 'Os Heróis do Olimpo', protagonizada por uma mescla de semi-deuses gregos e romanos: Percy, Annabeth, Leo, Jason, Piper, Hazel e Frank, além é claro de Nico e Reyna.

Depois de voltarem do Tártaro, Percy e Annabeth se juntam à tripulação do Argo II em uma viagem até Atenas onde Gaia promete despertar e dar fim à raça humana. Enquanto isso, Nico, Reyna e o Treinador Hedge tem que levar a estátua Atenas Parteno até o Acampamento Meio-Sangue na tentativa de fazer um acordo de paz entre gregos e romanos pra que os campistas dos acampamentos Meio-Sangue e Júpiter concordem em se unir para derrotar Gaia.

Como a gente consegue ler a história de toda essa galera sem se perder no meio de tanto personagem principal? Cada um tem seu capítulo, como já acontecia nos livros anteriores, e normalmente, eles são enviados para missões diferentes, o que divide o pessoal em grupos menores. Além da linguagem leve e extremamente descontraída do autor, o que só facilita ainda mais as coisas.

O que é lindo nesse livro é que o autor não deixa nada pra trás, ele faz referência a acontecimentos da série inteira, a livros "extras" como 'Os Diários do Semideus' e, se bobear, a fatos da primeira série de livros, como o amor do Percy por comida azul. As páginas são lotadas de vitórias improváveis e planos malucos, mas tudo, absolutamente tudo, faz sentido dentro do universo de Percy Jackson e todos os fatos estão muito bem explicados.



Apesar da Hazel e do Frank não serem os meus personagens preferidos, senti falta de capítulos sob a perspectiva  deles, porém as páginas dedicadas ao Nico e a Reyna compensaram lindamente essa mudança. Aliás, a evolução desses dois personagens é nítida e magnífica. Nico aprende a lidar com os seus sentimentos e à Reyna se mostra uma mulher tão forte e decidida, mas tão humana e real ao mesmo tempo... Só tenho gratidão pelo Rick Riordan por colocar em um livro destinado a adolescentes, dois exemplos tão maravilhosos para se espelhar.

E não vou ficar feliz se eu não citar o meu personagem preferido nessa resenha. Senhoras e senhores, Leo Valdez está novamente arrasando e mostrando o seu valor, tomando atitudes importantíssimas para o bem dos seus amigos.



Ó... só amor por essa série, por esses personagens e pelo Rick. É uma leitura leve, simples, mas que, sem você perceber, te apresenta valores maravilhosos.



Você pode comprar 'O Sangue do Olimpo' clicando aqui.
No Desafio Literário do Tigre, "O Sangue do Olimpo" se encaixa na categoria de "Livro Divertido".

2 comentários:

  1. Tive que vir aqui para dizer que lemos o mesmo livro pro desafio do mês e que o colocamos na mesma categoria de "livro divertido" hahaha. Mas é isso mesmo, é um livro bastante divertido, apesar de eu ter um problema sério com finais. Concordo que seria muito massa se Rick Riordan escrevesse uma série que juntasse gregos, romanos e os Kane. Sobre meu personagem preferido, eu geralmente não gosto de protagonistas, sempre gosto mais de um anti-herói ou algo assim. Pensei que ia terminar me apaixonando por Nico, mas Percy roubou meu coração desde o primeiro livro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii, bem que eu vi mais uma resenha de O Sangue do Olimpo na lista! Hahahha! Vou la ler a sua tbm! /o/
      Ah, pois é! Apesar de ser quase uma despedida, o livro não perde o humor em nenhum momento né? Coisa linda!
      E o Percy tem um espacinho especial no meu coração, mas eu não consigo resistir ao Leo. O humor dele é bom demais e o jeito como ele parece tão humano.. ai, gnt! <3 hahahha!!
      Tomara que o autor não abandone os personagens!

      Beeijo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Google+