terça-feira, 19 de agosto de 2014

9 Motivos Pra ir à 23ª Bienal do Livro de São Paulo


Das 22 bienais do livro que já aconteceram em São Paulo, eu devo ter ido a pelo menos umas 7, sendo que 4 foram em excursões do colégio e eu era a bobona que ficava toda feliz quando os professores entregavam o papel com a autorização da excursão para os pais assinarem, enquanto o resto da sala, que odiava ler, achava um porre e ia por obrigação. Lá pros últimos anos de colégio, quando a turma já era mais velha e o professor que acompanhava a galera só combinava um ponto de encontro e horário pra ir embora, foi que a coisa começou a ficar realmente interessante pra mim, já que eu tinha liberdade pra ir atrás de tudo o que eu queria e fuçar todos os estandes sem o coleguinha "não-leitor" do lado achando tudo um saco e cagando na minha alegria de criança nerd. Em vários anos eu cheguei a ir à Bienal com a escola e depois ia uma segunda vez no mesmo ano, acompanhada de mamãe e da irmã, que também são leitoras assíduas e, mesmo achando que os preços são um pouco mais salgados durante o evento, acabamos saindo sempre com o estoque de leitura renovado.
Agora que você já compreendeu a alegria que invade meu corpinho em ano de Bienal do Livro em São Paulo, vamos aos motivos pelos quais você tem que ir dar uma olhadinha no evento que acontecerá de 22 a 31 de agosto no Anhembi.

1. Os Livros: primeiro e óbvio motivo! É tanto livro que as chances de você sair de lá sem nada novo que lhe agrade são praticamente nulas.


2. Os Autores que Estarão Presentes: eu sou tão fã de autores como sou de uma banda. Pra mim o cara que criou o meu universo ou personagem preferido é tão rockstar quanto o que escreveu uma música histórica. Por isso eu aproveito a Bienal pra dar aquela tietada básica e tentar dar um oi para os autores que estarão presentes. De uma olhada na lista de todos os autores que irão participar do evento clicando aqui.


3. As Promoções do Último Dia: esse é o tipo de coisa que acontece em quase toda feira como a Bienal. Pra não voltarem pra casa quase tão carregados quanto vieram, as editoras tendem a fazer ótimas promoções baixando bem os preços dos livros durante o último dia do evento. Nas últimas horas então a pechincha deve rolar solta!


4. A Possibilidade de Conhecer Novos Autores e Histórias que Podem Entrar pra sua Lista de Favoritos: e falo isso por experiência própria, já que comecei a ler Sandman, do Neil Gaiman, graças a um funcionário do estande da Conrad que me explicou um pouco sobre o universo e me indicou por qual livro começar. Hoje tenho um ankh tatuado nas costas em homenagem a um personagem dos quadrinhos.


5. Oportunidade de Comprar os Lançamentos em Primeira Mão: a Bienal é tipo a Comic Con brasileira dos livros. Como o evento tem muito destaque, as editores costumam fazer grandes lançamentos durante a feira, então é pra lá que você tem que ir pra garantir o próximo lançamento que você está esperando há meses.


6. Os Workshops e Palestras que só Acontecem Lá: Além do conhecimento que os livros nos proporcionam, a organização do evento também reuniu um mega time de pessoas inteligentíssimas e criativas pra dar palestras e workshops com temas como "o panorama editorial", "a importância das redes sociais para o mercado literário", "a exposição das crianças a internet", entre mais uma porrada de assuntos. Clique aqui para conhecer todos os palestrantes que estarão no evento, e aqui para ver todos os workshops que acontecerão durante a bienal.

7. As Instalações Interativas e Exposições: uma das instalações é a Floresta de Narrativas, um espaço com 21 árvores falantes, equipadas com fones de ouvido e telas que apresentarão trechos literários e cenas de obras cinematográficas relacionadas ao universo literário. Chuto que também será um ótimo lugar pra já dar início a leitura das obras recém adquiridas. Clicando aqui, você pode conferir a lista completa de exposições e instalações como essa.


8. Oportunidade de Apoiar Autores Independentes: Muitos autores e outros profissionais da área também aproveitam a visibilidade do evento e a receptividade da galera pra encontrar coisas novas durante a Bienal, e divulgam o seu trabalho ainda independente durante o evento. É sempre legal ficar de olho nessa galera e acompanhar o crescimento deles. Aí, no futuro, você vai poder fazer o hipster e dizer que conheceu antes de todo mundo.


9. Possibilidade de Fazer Novos Amigos com os Mesmos Gostos que Você: quer momento mais propício pra isso? Você ta lá na fila de alguma palestra, workshop ou bate-papo, sem ter muito o que fazer, já olhou a timeline do facebook, do twitter e do tumblr e as opções de entretenimento pra passar o tempo já acabaram. Olhe pro lado, encontre o colega de fila mais próximo e faça um comentário qualquer sobre algo que aconteceu no evento e pronto! Magia feita, você tem mais um amigo que curte as mesmas coisas que você pra ter crise de fangirl/fanboy ali na hora mesmo.


Clique aqui pra ver a programação completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Google+