terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Salve Seu Natal Brasileiro

O texto do post da Mixtape Pequena Schall #6 com músicas natalinas me fez reparar que muitas pessoas dizem não gostar de Natal justamente porque aqui não faz frio nessa época. Queria dizer, antes de mais nada, que os Estados Unidos não compraram o Natal, galere! Infelizmente essa cultura de que Natal só é bom pra quem pode deitar na neve pra fazer aqueles anjinhos mexendo os braços e pernas, foi meio que uma lavagem cerebral mundial. Não sou patriota, não chego nem perto disso diga-se de passagem, mas passei da fase de ficar sofrendo porque nasci no Brasil e não em qualquer outro país em que as aulas comecem em setembro. E nesse post vou tentar ajudar pra que você também não sofra mais por ter que passar o Natal em terras tupiniquins.

1. Esqueça as imitações de neve - Na verdade o ideal é esquecer a questão "clima", viva a vibe da época, o sentimento e não a previsão do tempo. Mas pra ajudar, deixe a neve artificial de fora da decoração.

2. Inove na árvore - Uma tradição que eu tinha quando era criança e lembro com muito carinho é a de me embrenhar entre as árvores de Caieiras com a minha irmã, meus primos e a minha avó, em busca de um galho seco ajeitadinho pra servir de árvore. Quando encontrávamos o escolhido do ano a gente levava pra casa da minha avó, ela colocava num vaso com areia e a gente passava a tarde enfeitando ele e o resto da casa, e vou te dizer que o resultado ficava bem estiloso. Outra ideia é enfeitar uma árvore (ou um galho seco) com tsurus, com aqueles guarda chuvas que são usados pra enfeitar drinks e outras coisinhas coloridas.



3. Mude o cardápio - Não precisa eliminar a comilança de fim de ano (embora isso seja recomendado, mas tenho que concordar que é praticamente uma missão impossível com a possibilidade de ter uma avó dizendo o tempo todo "come mais, filho!"), mas tente substituir os pratos mais pesados e gordurosos por coisas leves e fresquinhas. Pesquisando por aí encontrei algumas sugestões como um tabule de frutas secas, salmão natalino, salada tropical natalina, salada de alface e rúcula com frutas tropicais, uma sobremesa tropical ou uma torta de frutas vermelhas.

4. Deixe as velas pra quando acabar a luz - Outro componente popular da decoração de Natal são as velas, mas elas esquentam o ambiente fisica e visualmente. Quer luz? Use pisca piscas que esquentam bem menos e deixam o ambiente lindo, sem nem correr o risco de queimar alguém.



5. Crie tradições - Nem que sejam rituais pra realizar sozinho como assistir a um filme especial de Natal ou escutar músicas feitas pra essa época do ano. Realizar rituais em dias específicos do ano os deixam mais importantes, cria a atmosfera de "coisa especial" e as chances de você criar um carinho maior por essa época do ano são grandes.


Pra fechar, deixo abaixo uma das faixas do álbum 'É Natal' da produtora Panela que teve a iniciativa de produzir um cd interinho com músicas natalinas e todas com uma cara bem brasileira. É lindo de ver (ou ouvir, no caso)! Fiquei sabendo da notícia por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Google+