domingo, 13 de outubro de 2013

A Magia dos Podcasts

Não basta ser fã de bandas, atores e séries, acompanhar blogs e canais no YouTube. Pra vida ficar completa você também tem que se apaixonar por podcasts e seus respectivos "podcasters". Graças a minha irmã, @NaySchall, os podcasts se tornaram uma parte muito importante dos meus dias nesses últimos meses.
Segundo a Wikipédia, podcast é o nome dado a um arquivo de áudio digital publicado na web e também pode se referir a uma série de episódios de algum programa. A palavra é uma junção de 'Personal on Demand' (Pod) e broadcast (transmissão de rádio ou televisão).
Como já era de se esperar, a websfera brasileira está pipocando com podcasts de qualidade, que transbordam conhecimento e cultura, além de entretenimento e humor, graças as opiniões e histórias de vida de quem os produz. Ainda conheço poucos pra te indicar, mas garanto que todos os itens da lista abaixo, são dignos de prestígio e respeito. ;D

. Nerdcast
Tudo começou com eles: Jovem Nerd, Azaghal e toda aquela renca maravilhosa de amigos que participam dos episódios do Nerdcast. Duvido que eles precisem de mais apresentações, mas como em um momento da vida, eu precisei, vamos lá.
Os assuntos giram em torno do universo nerd, mas você não precisa ser um aficcionado por essa cultura pra curtir o papo dos caras. Eles abordam temas que vão desde assuntos cotidianos, passam por discussões científicas, além de cinema, quadrinhos, biografias, história, etc, etc... assunto é uma coisa que não falta pra eles, e nem criatividade e inteligência pra desenvolvê-los.
Falo com segurança que o Nerdcast mudou a minha vida. Eu passei a ver a mim mesma, e a muitos aspectos da sociedade, diferentes, depois de virar uma ouvinte deles.

. Rapaduracast
Podcast do portal Cinema com Rapadura, comandado pelos excelentíssimos senhores Jurandir Filho e PH Santos, cearenses e amantes de cinema. Já mencionei o cast por aqui duas vezes nesse, e nesse post, e foi com o episódio sobre o filme 'As Vantagens de Ser Invisível' que eles me conquistaram. A sensibilidade dos caras pro assunto e a emoção com a qual eles discutem sobre essa paixão por cinema é contagiante. Tem inteligência e sensibilidade vazando pelo ladrão nesse cast. Isso sem falar do humor que também está presente em praticamente todo episódio.

. Braincast9
Passei a frequentar o portal Brainstorm 9 desde que comecei a faculdade de Publicidade e Propaganda. O portal é magnífico e o podcast não fica atrás. Carlos Merigo e Saulo Mileti, discutem os mais variados temas que povoam o universo da publicidade de um jeito mega saudável e tranquilo. Pra quem está nesse mundo, a identificação é certa. Pra quem só está a fim de entretenimento, eles abordam assuntos muito focados, mas as discussões também são super válidas. Isso, sem mencionar o 'Qual é a Boa', quadro no qual os participantes contam suas descobertas e novas paixões sobre cinema, séries, games, livros, entre outros temas.

. Matando Robôs Gigantes
Não sei como vivi tanto tempo sem saber da existência desse podcast. Beto Estrada, Affonso Solano e Diogo Braga, falam sobre cinema, games, livros e quadrinhos com muito, mas muito humor. Eu diria que é preciso um tiquinho de mente aberta pra não se ofender facilmente pelas tirações de sarro constante e alguma insistência em pelo menos dois episódios, já que o ritmo deles é muito diferente de qualquer podcast que eu já escutei, mas basta não levar tudo a sério para amá-los em poucos episódio. Quando você quer desestressar, esquecer seus problemas e dar muita risada, esse é o podcast certo.
Também tem os episódios da Voz do Robô, uma espécie de jornal no qual eles discutem as notícias mais bizarras dos últimos dias. São, particularmente, os meus preferidos.

. Papricast
Ai, me bate um calorzinho gostoso no coração só de falar sobre o Papricast. Marton Santos, Jaison Mafra, Leo Santos e Elton Bandeira são gaúchos, amigos de longa data e cinéfilos.
O cast é parte do portal Páprica sobre cultura pop, e os episódios são mais focados em cinema e TV, com temas criativos que exploram assuntos que eu provavelmente nunca pensaria em discutir, como as interpretações de Deus e o Diabo no cinema, os Robôs e Monstros da telona, os bromances que povoam séries e filmes, entre mais uma porrada de temas que eles desenvolvem de um jeito muito leve, com direito a histórias pessoais de bônus. Também tem o Papricast News, um programa separado pra eles lerem e comentarem as mensagens enviadas e as últimas novidades das produções cinematográficas.
Prepare-se pra pensar com sotaque gaúcho, e amar isso.

. Livrocast
Marcelo Zaniolo e Diego Lokow são os moradores de Santa Catarina e amantes de literatura que comandam o Livrocast, que sai em episódios quinzenais no site Lokotopia. O cast é recente, até hoje eles tem 35 episódios, mas já da pra ver que não rola preconceito com nenhum gênero de livro e o melhor: você pode escutar qualquer cast sem medo de spoiler, mas aí é preciso preparar o bolso para as aquisições literárias que você vai querer fazer depois de cada episódio de um livro ainda não lido. O poder dos rapazes de enaltecer as obras sobre as quais eles discutem e passar pra gente a paixão pelas palavras e pela literatura, é impressionante. O cast está cada vez melhor estruturado, e segue com um ritmo ótimo de edição.

. Radiofobia
Escutei pouquíssimos episódios até agora, mas passei a admirar ainda mais as pessoas que Leo Lopes e a sua galera entrevistam. O cast é quinzenal e tem duração média de duas horas. A paixão do Leo pelo rádio é clara, tanto que o podcast nasceu dessa paixão e tem toda a estrutura de um programa de rádio, inclusive com blocos musicais. É um podcast pra escutar com calma para apreciá-lo.
Recomendo o episódio de 2009 com Guilherme Briggs, dublador (do Buzz Lightyear e muitos outros dos seus personagens favoritos, pode ter certeza). Não consigo nem expressar o quanto as palavras do Guilherme me fizeram bem, o quanto de peso saiu dos meus ombros depois de escutar esse episódio. Foi com ele que o Radiofobia conquistou mais uma ouvinte.

8 comentários:

  1. Opa! Tudo bem?

    Obrigado por ter elencado o LivroCast dentre tão renomados podcasts nacionais! Hehe... E muito obrigado, também, por ter nos elogiado tanto. Como host e editor, fico contente em ler que nossa melhora é perceptível, que o ritmo do cast é agradável e que você nos vê como o programa eclético que sempre tentamos ser.

    (particularmente, gostei mais ainda de saber que você acata nossas sugestões literárias! Hehe).

    Deixo o convite pra que você comente lá no nosso site. Critique, sugira livros, autores... Enfim! Estamos e sempre estaremos abertos a esse tipo de contato. Que, alias, é fundamental para nós.

    Um grande abraço! Espero que continue nos acompanhando! o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marceelo! \o/ Td ótimo! xD
      Ah, magina, cara! Eu ia mesmo te mandar o post pra conferir se as informações que eu dei sobre o Livrocast estão todas certas, que bom que vc achou o post então.
      Mas eu estava falando com a Nay que nós acompanhamos alguns casts que talvez não tenha mais ouvintes por mero acaso, porque a qualidade de conteúdo não deve pra nenhum outro podcast, e acho que vocês estão se encaixando bem nesse grupo. xD
      Como eu gosto de escutar os casts pelo celular, acabo não participando muito dos comentários, mas vou me esforçar pra mudar isso! hahah!

      Abraaço!

      Excluir
    2. Na verdade, na verdade, o que importa mesmo é ouvir! Haha... Mas lógico que comentários serão sempre muito bem-vindos. Fiquei muito feliz ao ler seu post, mesmo.

      E sobre ter ou não mais ouvintes, sei que o LivroCast pertence a um nicho pequeno. Se você pegar os outros podcasts que você citou, é fácil ver que eles tratam de mais de um tipo de tema e que, justamente por isso, alcançam um maior público.

      Nós não, mas sempre soubemos que teriamos acesso a uma pequena fatia desse público. (Pense em quantas pessoas conhecem a "mídia" podcast. Agora pense em quantas dessas pessoas lêem ou gostam de livros. São, infelizmente, poucos). Mas já crescemos bastante.

      E mesmo que tivéssemos apenas 10 ouvintes, é sempre legar ter esse contato com quem curte a gente! Hehe

      Novamente, grande abraço! E obrigado pelas palavras! o/

      Excluir
    3. Hahahaha!! Mas vou tentar ser mais presente anyway, então xD

      Tem razão. Infelizmente o pessoal que gera conteúdo sobre literatura ainda tem que ralar um pouco pra conquistar um público mais sólido. Mas vocês estão, claramente, no caminho certo!!

      E, magina! Sempre que puder vou ajudar a divulgar o conteúdo de vcs!! :DD

      Excluir
  2. Escutem o Papricast!!! garanto que quem nunca teve nenhuma experiencia com podcast vai adorar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo!! Vai ser amor ao primeiro episódio, na cerrrta! xD

      Excluir
  3. :D muito obrigado pelos elogios Pri! Trí legal esse teu post sobre podcasts! hehehehe bjao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eltooon! Ah, to mt feliz que vocês curtiram *-* haha!! Vou continuar os esforços de divulgação por aqui! \o/ hahha!!

      beeijo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Google+