domingo, 16 de junho de 2013

Alexa Meade, seu Talento e Visão de si Mesma

Vou te pedir pra dar uma observada na pintura ao lado. Bonita né? Da pra ver uma poesia nela; os tons de azul, o jogo de luz e sombra, a expressão do homem.
Mas e se eu te disesse que essa imagem não foi pintada em uma tela, e sim no homem, na cadeira, no par de sapatos, no chão e na parede? Acredite, você está olhando para uma fotografia. E a autora dessa incrível ideia e execução impecável é Alexa Meade, que tem 26 anos de idade e mora em Los Angeles, Califórnia.
Alexa contou a sua história na última quinta-feira, dia 13 de junho no TED. Ela diz que a ideia surgiu da vontade de pintar  as sombras de objetos e pessoas, então começou a passar tinta no gramado da sua casa, onde ficava a sombra da cerca. Quando teve a ideia que ela executa hoje, sentia-se encabulada em convidar uma pessoa para que pudesse pintá-la e transformá-la em uma obra de arte por duvidar das suas capacidades artísticas. Então começou a praticar nela mesma, em objetos inanimados e comida. "É quase impossível fazer a tinta penetrar na gordura" conta quando mostra a imagem de um ovo frito com torradas, que também virou obra de arte. Ela vai além, e conta que a sua técnica consiste em aumentar a área das sombras, mas ela gostaria de fazer com que a sua arte fosse "constantemente fluida", então começou um projeto com outra artista, Sheila, no qual o fundo, seria uma piscina de leite, onde tudo ficou mais complicado porque assim que Sheila entrava na piscina de leite, o líquido tiraria a tinta da sua pele. Mesmo assim, as duas foram em frente e produziram imagens de beleza singular.
Não encontrei o vídeo do TED, mas de outro evento em 2012, onde ela conta como tudo aconteceu e finaliza com metáforas e filosofia, nos apresentando, inclusive, uma possível nova visão de nós mesmos. "Quando começamos o projeto, não tínhamos certeza pra onde iríamos parar com isso, mas então nos vimos diante de algo bonito, e depois percebemos que tínhamos que limpar toda a bagunça que fizemos. E o que era tão bonito, agora é totalmente nojento. Todos os objetos envolvidos estavam constantemente em um fluxo. Olhando para o trabalho final, ele é tão diferente do que aquela nojeira que jogamos fora. Tudo esta mudando constantemente e tem seu próprio cliclo de vida. Você olha essas imagens e sabe o que vê: uma mulher, coberta de tinta, em um piscina de leite, mas ainda assim, parece estar olhando para uma pintura. Mesmo sabendo que as linhas que desenhamos para construir as nossas percepções podem ser erradas e imaginativas, a gente ainda se apega muito a elas e as tornamos reais porque queremos que sejam reais. É mais fácil seguir um caminho já premeditado do que dar a volta e criar o seu próprio caminho. Então, de vez em quando, eu também tenho que lembrar a mim mesma que as linhas que me definem também são uma ilusão, que eu tenho essas percepções sobre mim e talvez eu tenha que estar aberta a mudanças. Eu estudei política, eu tinha a ideia de que era isso que eu queria da minha vida eu tinha todos os meus pontos alinhados pra que eu pudesse ver todo o meu futuro. Mas um dia, tropecei em outro ponto e pintei-o de preto na grama e isso se transformou em algo completamente diferente e eu tentei lutar contra essa vontade de ir naquela direção, porque eu já tinha feito um caminho pra mim mesma e não conseguia me imaginar fazendo outra coisa. Mas isso não significa que aquilo não podia se tornar realidade, eu só não conseguia conectar os pontos que me davam acesso aquela outra realidade. Mas hoje, eu não consigo me ver fazendo qualquer outra coisa porque eu amo o que faço. Mas tenho que lembrar a mim mesma que isso não significa que, no futuro, outros pontos não irão se alinhar para criar algo diferente, então tenho que aceitar a minha forma mudando constantemente. Então temos que estar abertos a mudar as nossas concepções e esse contorno no qual vemos o mundo, então eu gostaria de te desafiar a descobrir quais são essas linhas que te definem e a colorir o mundo ao seu redor saindo da sua própria jaula."
Confira o video completo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Google+