quarta-feira, 30 de maio de 2012

Não Confio em Gente que Não Lê #4 - Resumão de 'Os Heróis do Olimpo'

Confession time: como fã de Percy Jackson, comecei a ler 'O Herói Perdido', primeiro livro da série 'Os Heróis do Olimpo' do -lindo do- Rick Riordan, com um tiquinho de preconceito. Mas hoje, depois de terminar 'O Filho de Netuno', o segundo livro, já posso encaixar a nova série na categoria 'páginas de pura felicidade' ali do ladinho de 'Percy Jackson e Os Olimpianos'.
O que acontece é basicamente isso: no primeiro livro, Jason Grace acorda desmemoriado num ônibus de excursão e os seus amigos, Leo e Piper tentam entender o que está acontecendo, e o professor deles se revelar um sátiro e os levar para o acampamento meio-sangue, não ajuda muito nesse processo.
No segundo livro, quem está desmemoriado é o Percy, que é levado para um acampamento de semi deuses romanos e se junta a Frank e Hazel, semi-deuses que já estavam lá, em uma missão para salvar o acampamento Júpiter.
A ideia dessa brincadeirinha no estilo 'troca de esposas' foi da deusa Juno (Hera), porque Gaia (Terra) está se reerguendo e meio que não curte a raça humana, muito menos os semi-deuses. E Juno acredita que apenas Gregos e Romanos juntos, possam ter poder e técnica suficiente para derrubar Gaia e seus aliados (entre eles, gigantes, ciclopes e górgonas).
O legal da estrutura dessa nova série, é que ela gira em torno de todos os personagens pricipais; cada capítulo destaca um deles, ou seja, nós sabemos o que está acontecendo na cabeça de todo mundo, um de cada vez. Isso possibilitou, por exemplo, enxergar o Percy sem o sarcasmo constante dele.
Rick derruba muitos dos nossos preconceitos fazendo os nossos personagens preferidos, serem filhos dos deuses mais irritantes. E a sua genialidade de tentar enfiar um pingo de história na nossa cabeça com aventura e personagens apaixonantes, continua.
Não li nada da versão original do livro em inglês (pra não correr o risco de perder nenhuma partezinha), mas a tradução está divina.
Enfim, se eu fosse você, adicionava 'Os Heróis do Olimpo' la na lista de 'desejados' do seu perfil no skoob. (;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Google+